VWAP – A média dos tubarões

Jhonatas Souza

“A VWAP (Volume Weighted Average Price) é um indicador técnico que mede o preço médio ponderado pelo volume, é geralmente utilizado por investidores institucionais e serve como um nível de referência para o preço médio do dia“.

A VWAP mais utilizada é a intraday, no qual vemos o preço médio ponderado pelo volume durante o dia. Para cada nova transação acrescenta-se ao cálculo da VWAP o produto quantidade negociada pelo preço.
Sendo assim, no dia seguinte esse cálculo é zerado e consideram-se apenas as negociações do dia e não do dia anterior. Observe a figura abaixo como há um gap (salto) na VWAP (linha azul escuro) quando entra no dia seguinte de negociação (triângulos vermelhos)

A VWAP tem algumas vantagens e desvantagens, detalharemos seus benefícios e como ela “teoricamente” é utilizada pelos investidores institucionais.

Entre as vantagens podemos destacar:

Benchmark para avaliação da eficiência de execução.

A VWAP é conhecida por ser a média dos tubarões, porque é utilizada por muitos investidores institucionais e fundos de investimentos para encontrar o melhor ponto de negociação.

Imagine que um investidor institucional deseje montar uma posição compradora de uma ação (em, por exemplo, $700 mil reais).

Se enviar uma ordem a mercado com toda essa quantidade provavelmente elevaria o preço da ação em disparada e estariam muito mal comprados, ou seja, comprados em um preço médio muito alto.

Por este motivo, este investidor fraciona esta compra em diversas partes, e busca executar sempre comprando abaixo ou próximo a VWAP. Assim, no final do dia, sua posição comprada na ação poderá estar abaixo do preço médio negociado no dia, ou seja, estará comprado a um bom preço.

No exemplo abaixo, veja que o preço ficou lateral o dia todo. Vamos supor que um investidor institucional gostaria de se posicionar comprado e negociou na região destacada em lilás e ficou com um preço médio de compra em $23,15 reais/ação.

A VWAP permaneceu boa parte do tempo na região dos $23,33, embora pareça pouco os $0,13 centavos de diferença, se esse investidor tivesse $700mil reais para comprar, ele sairia com 230 ações a menos se tivesse pagado ao preço médio do dia.

Em outra situação,se ele tivesse pagado em um preço acima daVWAP (por exemplo,$23,52), estaria ainda pior, seriam 475 ações de diferença, isto apenas em um dia.

Suporte e resistência dinâmico:

Da mesma forma que a média móvel,a VWAP funciona como uma linha de suporte/resistência dinâmico para o preço.

Observe no gráfico abaixo como a VWAP funcionou como suporte para o preço. Mesmo após uma grande subida nos preços, o preço regrediu até a VWAP e já voltou a subir um pouco novamente, indicando reação compradora perto da região.

Identificação de tendências:

A linha daVWAP sobe quando há um volumegrande de negociações acima dela. Se a quantidade de negociações é muito baixa, mesmo com o preço elevado, a linha da VWAP se movimenta pouco.

A VWAP é um indicador atemporal.

Pelo fato da VWAP ser acumulativa ao longo do dia, independente se está no tempo gráfico de 5min, 15min ou 60min, a VWAP é a mesma.

Seu cálculo é baseado no fechamento de negociação e não no fechamento do candlestick, como é o caso da média móvel.

Um ponto que pode ser considerado negativo da VWAP:

Como vimos acima, a VWAP é um indicador acumulativo, e como tal, o número de dados aumenta ao longo do dia. Esse conjunto de dados crescente em períodos de tempo mais longos como seis ou oito horas em um dia,pode causar um atraso entre a VWAP calculada e o VWAP real.

No final do dia a VWAPperde muito sua “sensibilidade”, pois precisa de um volume absurdamente grande para fazer movimentar a linha da VWAP, pois ela carrega todo o volume negociado durante o dia. Por este motivo muitos analistas dificilmente usam a VWAP em períodos maiores que um dia.

Em resumo, a VWAP é um indicador de análise técnica muito utilizado pelos grandes players, servindo de benchmark para medir a eficiência de suas operações, mostrando se o preço médio de suas operações foram acima ou abaixo do preço médio das negociações do dia.

Jhonatas Souza
24/06/2020
 

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.