O que muita gente não sabe é que existem vários tipos de dólar. Por isso, preparamos este texto e nele, você entenderá o que é dólar futuro, dólar à vista e assim por diante.
Por que o dólar é uma das moedas mais importantes do mundo?
Como já mencionamos, o poder do dólar não se limita apenas a um país — sua cotação e as respectivas variações atingem diretamente o nosso bolso. No Brasil, isso pode ser percebido de diferentes maneiras.
Porém, quando nos referimos a “produtos importados”, saiba que não são apenas os artigos de luxo que variam segundo a flutuação do dólar. Afinal, matérias-primas e commodities, como o trigo, também são impactadas por essas variações. Mesmo o valor de produtos do dia a dia (macarrão, pão, gasolina etc.) pode aumentar ou diminuir segundo a moeda norte-americana.
A força do dólar pode ser explicada por vários fatores. O principal deles é que ele é a moeda corrente da economia mais forte do mundo há décadas: a dos Estados Unidos. Além disso, boa parte das transações entre os países é feita com ele, seja para emitir dívidas internacionais, seja para armazenar reservas financeiras. Seu poder foi consolidado ao longo do século passado conforme o crescimento constante de sua utilização.
Tipos de dólar: conheça cada um:
Agora que você sabe que o dólar tem relevância mundial, é hora de entender quais são as diferenças entre os tipos de dólar. Confira, a seguir, como funciona o dólar turismo, o comercial e todas as outras variantes.
Dólar paralelo:
Como o nome sugere, o dólar paralelo faz parte de um mercado não oficial da moeda. Ele ganhou popularidade no Brasil no início da década de 1990, quando a economia nacional era bastante instável.
Dólar comercial:
Esse é um dos tipos mais comuns e importantes para a economia. Ele é usado pelas grandes empresas para efetuar importação e exportação de mercadorias. Quando o governo movimenta dinheiro no exterior, é a cotação do dólar comercial que funciona como referência. Isso também se aplica a brasileiros que moram fora e fazem empréstimos.
Dólar turismo:
Se você já viajou ou quer viajar para o exterior, tenha em mente que é no dólar turismo que você deve ficar de olho. Ele é, sem dúvidas, o mais conhecido pelo público. Quando vamos comprar essa moeda em casas de câmbio, por exemplo, é desse tipo de dólar que estão falando.
Se você viajar para os Estados Unidos, por exemplo, e fizer compras no cartão de crédito, esses débitos serão convertidos para o real de acordo com a cotação do dólar turismo. Na maioria das vezes, ela é um pouco mais alta que a do dólar comercial.
Dólar futuro:
O dólar futuro não é uma moeda propriamente dita. Ele é um contrato da venda ou compra de dólar para um prazo futuro — o preço é definido com antecedência.
Vale ressaltar que ele é válido tanto para fins comerciais quanto para empresariais. A grande razão para que isso aconteça é a possibilidade de negociar o valor antes de realizar a compra. Como a cotação muda frequentemente, empresas e pessoas que investem conseguem se proteger das oscilações por meio desse mecanismo. Investidores também o utilizam para especulação.
Dólar à vista:
O dólar à vista é costumeiramente usado por empresas que estão fechando algum negócio entre si. Elas concretizam a negociação por telefone ou internet e registram a operação na Bovespa.
Dólar PTAX:
O dólar PTAX é, na verdade, uma taxa do dólar. Ela é calculada durante o dia e serve como uma média para estimar o valor da moeda. Ela é calculada diariamente pelo Banco Central como uma média da taxa de câmbio praticada pelas instituições.
É possível investir em dólar?
Sim, é possível investir em dólar. Existem, resumidamente, 3 maneiras de fazer isso. Confira, logo abaixo, quais são elas:
1. Dólar em espécie
É possível trocar seus reais por dólares e vendê-los posteriormente, quando a cotação for favorável para isso. Porém, essa não é a melhor forma de investir na moeda. A prática é recomendada apenas para quem pretende viajar em um futuro próximo.
2. Fundos cambiais
Os fundos cambiais funcionam como a maior parte dos fundos de investimento. A grande diferença é que 80% de seus recursos são aplicados em ativos relacionados diretamente com a variação cambial. Os seus resultados dependem bastante do comportamento do dólar.
3. Dólar futuro
O dólar futuro é uma das formas mais conhecidas de se investir em dólar. Para fazer isso, é preciso negociar contratos futuros dessa moeda na Bolsa de Valores. Com eles, você pode tirar proveito das oscilações cambiais – tanto positivas quanto negativas – para lucrar e, ao mesmo tempo, manter um contrato para se proteger dessas mudanças.
Enfim, como mostramos neste artigo, existem vários tipos de dólar. Você pode usá-lo para viajar e, se preferir, pode economizar dinheiro para investir e melhorar sua renda mensal.