Tendência

Jhonatas Souza

“Uma das suposições da análise técnica é que o preço se movimenta em tendências. Vamos saber mais um pouco sobre elas.Tendência é a direção geral do preço de um ativo no mercado. Se você olhar o gráfico de qualquer instrumento financeiro, verá que os preços nunca se deslocam em linhas retas — eles são formados por séries de máximas e mínimas“.

Tendência de alta: formada por uma série de máximas e mínimas progressivamente mais altas (os preços estão subindo). A tendência de alta pode ser vista como uma linha de suporte clara conectando pelo menos duas mínimas e limitando o lado de baixo. Um rompimento abaixo desta linha sinaliza fraqueza ou reversão da tendência.

12.jpg

Tendência de queda: formada por uma série de mínimas e máximas progressivamente mais baixas (os preços estão caindo). A tendência de queda pode ser definida como uma linha de resistência clara conectando pelo menos duas máximas e limitando o lado de cima. Um rompimento acima desta linha sinaliza fraqueza ou reversão da tendência.

11.jpg

Tendência lateral:não há tendência bem definida em nenhuma direção, o preço fica em consolidação (lateralização).

13.jpg

Em termos de duração, as tendências podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Longo prazo (6 meses–2,5 anos): tendência principal que pode ser traçada em gráficos semanais ou mensais. É formada por várias tendências de curto e médio prazo que frequentemente se movimentam na direção oposta àquela da tendência principal.
  • Médio prazo (1 semana–alguns meses): é melhor vista nos gráficos diários e H4.
  • Curto prazo (menos de uma semana) é melhor vista em gráficos horários e de minutos. 

Toda tendência é formada por movimentos na direção desta entrelaçados por movimentos contrários a ela, chamados de “retrações” ou “correções”. Espera-se que dada tendência continue até a ocorrência de uma reversão, resultando na mudança de direção.Uma frase muito conhecida entre os traders é “a tendência é sua amiga”. A ideia por trás desta frase é que os traders podem ter bons lucros acompanhando uma tendência, isto é, operando na direção dela (comprando durante tendências de alta e vendendo durante tendências de queda).Para determinar qual tendência está em vigor no mercado, os traders traçam linhas de tendência e utilizam indicadores técnicos.A linha de tendência é traçada através dos pivôs de máximo ou de mínimo do gráfico de preço, visando a mostrar a direção prevalente do preço. Como essa linha conecta os picos e as cavas já formadas, ela pode ser estendida (projetada) para a direita do preço atual. Supõe-se que esta linha será no futuro um obstáculo para o preço.

14.jpg

Na imagem acima você pode ver a linha de tendência traçada através da mínima de um preço e outra mínima mais alta, em uma tendência de alta. O preço respeitou a linha de tendência por certo tempo, continuando a se deslocar dentro da tendência de alta. Em seguida, ele rompeu abaixo da linha de tendência — sinal de que a tendência de alta acabou e o mercado virou para o lado de baixo. Os traders que abriram operações de compra durante a tendência de alta fecharam suas posições e abriram operações de venda.

Ressalto que, tudo demanda de muito tempo de estudo, foco e dedicação para uma boa análise.

 
Jhonatas Souza
05/07/2020
 

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.