Mais um sinal de bull market no Brasil. Temos agora 14 empresas que protocolaram lançamento de ações na CVM. Entre elas IPOs ou lançamento de ações adicionais (follow-on).
Trisul e Eztec já anunciaram, C&A quer fazer IPO e por aí vai. Os acionistas majoritários estão vindo pra cima igual doido babando para aproveitar a euforia da bolsa brasileira.
No conceito das finanças corporativas, visando minimizar o custo de captação de recursos financeiros, calcula-se e compara-se o custo da emissão de ações com o custo de emissão de títulos de dívida. Aí entra também uma variável importante: os acionistas majoritários tem de estar dispostos a diluirem a participação deles nas empresas. Se eles topam vender essa participação ao mercado, isso significa que, no entender deles, ação está bem precificada e é um excelente momento para tomar dinheiro dos sardinhas.
O custo de se tomar dívidas no Brasil reduziu bastante por conta da taxa Selic mais baixa, mas mesmo assim, em alguns casos, especialmente para ações cujos preços estão muito acima do valor intrínseco, capitar dinheiro por emissão de ações tornou-se muito mais vantajoso.
Roberto Coutinho Machado