fbpx

Preciso proteger minha carteira para tempos de incerteza?

Roberto Coutinho

Preciso proteger minha carteira para tempos de incerteza”. Leio isso o tempo inteiro nas redes sociais. As pessoas vivem se protegendo de alguma coisa, é da natureza humana. Tente imaginar quantos dias da sua vida de investidor você teve total tranquilidade na renda variável, sem que houvesse uma possível guerra no Irã, atentado terrorista, tweets do Trump, guerra comercial e por aí vai…..”

Q

Os problemas “catastróficos” nunca terminam meus amigos, coloca isso na sua cabeça. Se você não tem estômago para aguentar incertezas, talvez nem devesse estar na renda variável. Na minha opinião esse discurso é perfeito para quem quer se proteger de si mesmo: se proteger contra uma noite mal dormida no dia que sua carteira derrete 10%, se proteger contra a insegurança que você sente nas suas análises, se proteger contra seu companheiro(a) que vai te criticar por ter “perdido” dinheiro e por aí vai.

“Ah, mas eu preciso estar preparado para o pior”. Não, você não precisa preparar sua carteira para o pior. Você vai se preparar para uma coisa que você nem sabe se vai acontecer ou quando vai acontecer ? E se realmente acontecer, que diferença vai fazer se você está investindo para longo prazo? Não existe a possibilidade de dezenas de empresas da sua carteira quebrarem e você perder tudo na bolsa. Melhor ainda se sua carteira de ações estiver diversificada internacionalmente.

O que você precisa na verdade é ter parte do seu dinheiro no tesouro Selic para que você suporte esses momentos catastróficos em sua vida, tal como a perda de emprego e renda, por exemplo. Isso se chama reserva de emergência (RE). RE nem deveria ser considerado investimento, é apenas uma parte do seu patrimônio que fica protegido de quase todo o tipo de risco possa existir, não seria nem pra render.

Roberto Coutinho Machado
Compartilhar