Enquanto isso, Ambev e Grendene não chegou à 3% de DY. Ou seja, ambas não estão nem conseguindo te entregar algo maior do que a inflação. Seu ganho real é negativo! Ambev é negociada à 26 vezes o lucro por ação, e a Grendene à 20 vezes.
O fato é que o valor de mercado da Itausa é muito mais justo do que da Ambev e Grendene, por isso o DY é mais alto. Também não vejo nenhum fator de risco que possa justificar essa diferença. As três tem nível de risco baixo e boa previsibilidade de fluxo de caixa. Acho a Grendene a mais frágil entre as 3 em termos de negócios.
Acredito que algumas pessoas estão confundindo investir em ações, que supostamente deveria ser uma análise fria e calculista, para um apego aos tickers ABEV3, GRND3, pelos produtos que elas vendem, ou seja lá o que for. Essas duas empresas tão amadas pelo público (e de fato concordo com a admiração de suas respectivas gestões) não conseguem aumentar o faturamento há alguns anos.
Para a Ambev a situação ainda é pior, já tem quase uma década sem aumentar faturamento e lucro. A Grendene ainda conseguiu algum crescimento nos lucros através da melhoria nas margens operacionais e principalmente das receitas financeiras provenientes de seu robusto caixa.
Como todos sabemos, a valorização da ação segue o crescimento do lucro. Sendo assim, não temos muito a esperar delas em termos de ganho de capital, os dividendos é o que resta. E não há nada de mal em querer investir em empresas estáveis e com boa previsibilidade, resistentes a etc. Mas ninguém quer ter rentabilidade baixa, muito menos abaixo da inflação.
A rentabilidade total do investidor vem da valorização das ações e dos dividendos. Se você reinvestir os dividendos ao longo do tempo, potencializa o efeito dos “juros compostos”. No entanto, reinvestir dividendos em empresas que não tem valorização, reduz e muito a curva exponencial de crescimento de seu patrimônio.
Investir em tais empresas é como investir num CDB que te pagará no máximo 3% líquido ao ano de rendimento. Veja bem, estou considerando o valor de mercado atual, ok?! Sei muito bem que a Grendene estava sendo negociada à valores mais razoáveis há um ano. Agora já a Ambev, esquece! Quase 10 anos sendo negociada na mesma faixa de preço.
No longo prazo, não existe valorização sem crescimento nos lucros, coloca isso na sua cabeça. Aprenda a interpretar o cenário como um todo para não tomar decisões com base no emocional. Não precisa ser expert em Valuation para entender que tais empresas não são negociadas no valor justo e vão te entregar um rendimento medíocre.