Eu não sou investidor da Weg e enquanto continuar nesse valor de mercado eu não investirei. Pode me chamar de teimoso, seja o que for, mas não faz parte da minha estratégia pagar por anos e mais anos de lucros à frente. Eu chamo isso de risco de precificação. Na minha opinião o preço máximo que vale a pena pra entrar nela com uma margem de segurança saudável é de 24 reais por ação. Mas enfim, vamos ao que interessa: a Weg é uma empresa com finanças saudáveis, caixa forte e tem uma vantagem competitiva invejável no setor que atua.
No pior cenário, de uma grande recessão, a Weg irá conseguir superar toda essa crise e provavelmente voltar ainda mais forte. Tempos difíceis permitem que empresas preparadas aproveitam as oportunidades de fazer boas aquisições à preço de banana e ampliar a gama de produtos, serviços e mercados, se movimentem para formar joint ventures e assim por diante.
Mais por que eu escolhi especialmente a Weg para falar disso ? Muito simples: a Weg tem mais de 50% da faturamento atrelado ao dólar e depois que a tempestade passar vai ficar a herança de um dólar nas alturas. Pode ser que o dólar caia mais tarde? Claro que sim, mas não acredito que seja um processo tão rápido.