Valuation é extremamente válido, mas tem que saber utilizá-lo com sabedoria. Sem Valuation você fica completamente perdido em relação ao que seria um valor pelo menos aproximado do justo.
Tudo na vida tem uma referência de valor justo, com ações não seria diferente. Ninguém negocia a compra ou a venda de um carro sem entender o quanto ele realmente vale, inclusive a tabela FIPE é justamente pra isso. Se o carro bate e você quer vendê-lo batido, consegue um preço irrisório, mas se você consertar primeiro antes de vender, consegue um preço melhor.
Com as ações é a mesma coisa, se você for na onda dos analistas você vende sua ação quando a empresa está “amassada” por conta de uma crise e com Valuation reduzido, mas se tiver paciência os níveis de lucro voltam ao normal e o preço se ajusta novamente. Analistas não sabem olhar nada mais do que o trimestre seguinte.
Pensa nisso: suponha que você trabalha como comprador ou vendedor de um negócio qualquer. Os anos de experiência vão te deixando cada vez mais afiado, você sabe negociar como ninguém, sabe o valor justo das coisas e dificilmente vai entrar numa roubada.
Com ações é exatamente a mesma coisa, quem não entende Valuation na maioria das vezes sai perdendo para os mais experientes. Você compra ova de truta dos seniors ao preço de caviar, enquanto os seniors compram de você, caviar pelo preço de ovas de truta. Tem uma outra analogia que eu gosto muito e uso para aqueles que dizem olhar somente os fundamentos e não se importar com o preço.
Suponha que tenha um loja da Ferrari na sua cidade e o vendedor se comporta como o maníaco depressivo mercado, ofertando preços diferentes a cada dia. Pessoas passam por lá diariamente para comprar as Ferraris, porém, alguns são colecionadores de carros de luxo e tem conhecimento do valor justo de mercado desses produtos.
Outros são amadores, com muita grana no bolso, mas não tem noção de muita coisa. Todos conseguem enxergar os maravilhosos fundamentos da Ferrari. Os amadores aleatoriamente conseguem comprar suas Ferraris com 50% de desconto, num dia em que deu a louca no maníaco. Porém, em outras ocasiões os amadores pagam o dobro do preço. Lembram-se, eles conhecem os fundamentos, mas não sabem de nada sobre valor.
Quando os colecionadores experientes entram na loja e o maníaco depressivo tenta convencê-los à comprar a Ferrari pelo dobro do preço, eles simplesmente vão embora e seguem até uma loja no outro quarteirão para comprar uma Lamborghini que está em promoção.
Roberto Coutinho Machado
06/04/2020