fbpx

Os ensinamentos de Peter Lynch

Roberto Coutinho

“Peter Lynch foi um dos maiores gestores de fundos de todos os tempos e defendia a idéia de que investidores comuns podiam ter vantagens em relação aos fundos de investimento se fossem dedicados e tivessem a mentalidade correta de longo prazo“.

Q

Um dos motivos do Lynch defender uma boa diversificação vem da seguinte frase dita por ele: “os maiores vencedores são surpresas para mim e as aquisições de controle são ainda mais surpreendentes”. Para quem não sabe, Lynch chegou a ter 1400 ações em carteiras. Para nós isso seria maluquice pois não temos a capacidade de acompanhar tantas empresas. Lynch contava com uma equipe para ajudá-lo.

O ele que quis dizer com a frase afinal? Por mais que sejamos bons analistas e por mais que mantenhamos os olhos em nossos investimentos, a maior parte das varáveis estão fora do nosso controle. Por isso, as ações com as quais ele mais ganhava dinheiro eram justamente aquelas em que ele tinha visualizado menos potencial. As aquisições de controle são exemplos de eventos inesperados que podem alavancar os ganhos em uma ação. Quantas pessoas você conhece que venderam as ações da Centauro antes do acordo com a Nike, por exemplo. Lembro de uma casa de análise que recomendou a venda das ações pouco antes disso acontecer.

O fato é que a diversificação em boas empresas subavaliadas é como se você tivesse ali uma boa quantidade de ações que estão na iminência de destravar valor, mas você não faz ideia de qual será a sequência desses destravamentos. Você não faz a mínima ideia de quando o Grande Humilhador mercado te presentará com o valor justo do negócio.

O que muita gente também não se deu conta é que Peter Lynch era um grande balanceador de carteira. Ele diz que comprava e vendia ações quase que diariamente (o que acho até normal para uma carteira de 1400 ações) e que 3 ou 4 anos segurando a mesma ação já era considerado acima da média de tempo que a maior parte das ações dele. Podemos logo observar que não seria muito vantajoso para nós investidores pessoa física, replicar 100% a estratégia de Peter Lynch, mas podemos aplicar muitos dos ensinamentos dele.

Roberto Coutinho Machado
09/05/2020
 
Compartilhar