Para quem não sabe Ben Graham foi um dos principais mentores de Warren Buffett. A principal ferramenta da gestão de risco é a diversificação, é não se expor demais à uma empresa só, por mais que tenhamos confiança nos resultados.
Se você não tem uma carteira com pelo menos 10 ações distribuídas geograficamente e setorialmente, então você ainda não fez o dever de casa. É sempre bom lembrar que a maior parte das variáveis está fora do nosso controle, por mais que entendamos do negócio.
A diversificação não parece ter tanta importância até o momento em que você sofre um baque por manter grande concentração em uma empresa que passa a perder para a concorrência, ou por ter sofrido fraudes contábeis, ou por uma pandemia inesperada.
Eu gosto de olhar para a diversificação e comparar com o empreendedorismo. Se você é homem (mulher) de um negócio só, com muita dedicação e ventos a favor, você pode criar um grande patrimônio. Porém, quantas empresas sobrevivem até a próxima geração ?
O patrimônio construído através do mercado acionário é muito mais sólido, você pode ser dono de dezenas de negócios e a diversificação permitirá a sua sobrevivência de geração em geração. Seja empreendedor, mas não deixe de construir uma base forte através do mercado acionário.