O que são Pivot Points

Jhonatas Souza

“Pivots Points são níveis significativos que os analistas de gráficos podem usar para determinar a direção do movimento e potenciais níveis de suporte/resistência. Pivot Points usam o anterior máximo, mínimo e fechamento do período para estimar os níveis futuros de suporte e resistência“.

Pivot points podem ser calculados para diversos timeframes em qualquer software de programa de gráficos que permite você personalizar o indicador. Por exemplo, alguns programas podem permitir que você calcule pivot points para um intervalo semanal ou mensal. Mas o indicador normal é traçado a um nível diário.

O nível central do preço – o pivot point – é calculado em função do máximo, mínimo e fechamento do mercado do dia anterior (ou período, de forma geral). Esses valores são somados e divididos por 3. Este é o mesmo conceito de “preço típico”.

Pivot Point = [Máximo (anterior) + Mínimo (anterior) + Fechamento (anterior)] / 3

Os outros 6 níveis de preço – 3 níveis de suporte e 3 níveis de resistência – todos usam o valor do pivot point como parte de seus cálculos.

Os 3 níveis de suporte são convenientemente chamados de suporte 1, suporte 2 e suporte 3. Os 3 níveis de resistência são referidos como resistência 1, resistência 2 e resistência 3. Você também pode vê-los serem chamados por suas abreviaturas – S1, S2, S3, e R1, R2, R3, respetivamente.

Esses valores são calculados da seguinte maneira:

  • Resistência 1 = (2 x Pivot Point) – Mínimo (período anterior)
  • Suporte 1 = (2 x Pivot Point) – Máximo (período anterior)
  • Resistência 2 = (Pivot Point – Suporte 1) + Resistência 1
  • Suporte 2 = Pivot Point – (Resistência 1 – Suporte 1)
  • Resistência 3 = (Pivot Point – Suporte 2) + Resistência 2
  • Suporte 3 = Pivot Point – (Resistência 2 – Suporte 2) 
 
Como os níveis de preços se baseiam nos níveis máximo, mínimo e de fechamento do dia anterior, quanto maior o intervalo entre esses valores, maior a distância entre os níveis no dia útil seguinte. Da mesma forma, quanto menor o intervalo de negociação, menor a distância entre os níveis será no dia seguinte.
Os níveis de Suporte e Resistência baseados no indicador pivot point podem ser usados como níveis tradicionais.
A chave é observar de perto a ação do preço quando esses níveis entrarem em jogo. 

O segundo nível de suporte e resistência também pode ser usado para identificar situações potencialmente sobrecompradas e sobrevendidas. Um movimento acima do segundo nível de resistência mostraria força, mas também indicaria uma situação de sobrecompra que poderia dar lugar a um recuo. Da mesma forma, uma movimentação abaixo do segundo suporte mostraria fraqueza, mas também sugeriria uma condição de sobrevenda de curto prazo que poderia dar lugar a um salto.

Pivot Points oferecem aos analistas uma metodologia para determinar a direção do preço e, em seguida, definir os níveis de suporte e resistência. A direção do preço é determinada observando a price action do período atual em relação ao pivot point: iniciando acima ou abaixo do pivot point ou cruzando-o em qualquer direção durante a negociação. Os pontos de suporte e resistência definidos entram em jogo após a determinação da direção do preço.

Ressalto que, tudo demanda de muito tempo de estudo, foco e dedicação para uma boa análise.

 
 
Jhonatas Souza
01/07/2020
 

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.