fbpx

O que são Ondas de Elliott

Jhonatas Souza

“Ondas de Elliott é uma das técnicas  mais utilizadas pelos analistas.”

Neste artigo você irá entender o que é a Teoria das Ondas de Elliott, e como ela pode ser utilizada na análise técnica.

Atualmente, tanto para quem utiliza a Análise Fundamentalista quanto a Análise Técnica, é comum falar que o mercado se movimenta em ciclos de alta e de baixa. Porém, foi Ralph Nelson Elliott o gênio que, entre as décadas de 30 e 40 do século XX, conseguiu demonstrar e provar graficamente que os movimentos dos preços se comportam de forma cíclica formando padrões geométricos.
A Teoria das Ondas de Elliott é baseada em certas leis cíclicas da psicologia do comportamento humano. De acordo com Elliott, o comportamento dos preços de mercado pode ser claramente estimado e mostrado no gráfico como ondas (aqui, onda é um movimento de preço explícito). A Teoria das Ondas de Elliott diz que o mercado pode estar em duas grandes fases: mercado de alta e mercado de baixa.

Elliott propõe também que todos os movimentos dos preços no mercado estão divididos em:
Cinco ondas de expansão na direção da tendência chamadas de (ondas 1-2-3-4-5) e três ondas de retração chamadas de (ondas a-b-c)
(Mostrado nas figuras abaixo)

Características das Ondas de expansão (ondas 1-2-3-4-5)

•Onda 1:

Acontece quando a “psicologia do mercado” está em baixa. Notícias continuam negativas. Como regra, ela é muito forte se representa um salto (mudança de tendência de baixa para a tendência de alta, rompendo os níveis de resistência, etc.) Em um estado de tranquilidade, ela geralmente demonstra movimentos de preços insignificantes em momentos de hesitação geral.

•Onda 2:

Acontece quando o mercado rapidamente reverte de posições lucrativas recentes duramente conquistadas. Ela pode reverter quase 100% da Onda 1, mas não abaixo de seu nível de partida. Ela geralmente faz 60% da Onda 1, e se desenvolve onde a maioria dos investidores preferem fixar os seus lucros.

•Onda 3:
é a onda que os seguidores de Elliott sempre buscam. Um rápido aumento do otimismo dos investidores é observado. É a mais poderosa e mais longa onda de crescimento (que nunca pode ser a mais curta), onde os preços são acelerados e os volumes são maiores. Uma típica Onda 3 excede a Onda 1 em pelo menos 1,618 vezes, ou até mais.

•Onda 4:

Muitas vezes difícil identificar. Ela geralmente reverte em não mais que 38% da Onda 3. A sua profundidade e seu comprimento normalmente não são muito significativos. Humores otimistas ainda prevalecem no mercado.

• Onda 5:

Frequentemente identificado por divergência de impulso.
Os preços aumentam em volumes de operações de médio porte,No final da onda, os volumes das operações também crescem expressivamente.

Características das Ondas de retração (ondas a-b-c)

•Onda A

Muitos investidores ainda consideram a ascensão para fazer um retorno rápido. Mas alguns investidores possuem a certeza do contrário. As características desta onda são frequentemente as mesmas da Onda 1.

•Onda B

Muitas vezes assemelha-se muito a Onda 4 e é muito difícil de identificar. Apresenta movimentos insignificantes para cima no fim do otimismo.

•Onda C

Uma forte diminuição na onda indica que uma tendência nova de queda começou. Enquanto isso, alguns investidores começam a comprar com cautela. Esta onda é caracterizada por um momento de alta (cinco ondas) e com extensão de até 1,618 vezes a Onda 3.

As ondas de Elliott funcionam muito bem quando analisada junto com os números de Fibonacci , a formação da onda 2 para a onda 3 tende a se formar entre os números 38,2%- 50,0%-61,8% da Fibonacci assim como a formação da onda B para a onda C, (Mostrado na figura abaixo)

Infelizmente, as ondas de Elliott são bem observadas no “velho” mercado, mas estão bem apagadas agora. É por isso que o uso prático da Teoria das Ondas de Elliot é muitas vezes difícil e exige conhecimento especial, muito estudo e foco total.

Jhonatas Souza
09/06/2020
 
Compartilhar