Quem deseja operar no mercado de ações e pretende trabalhar com análise técnica precisa entender a sequência de Fibonacci e saber utilizar esses números a seu favor, especialmente para traçar médias móveis, valores de indicadores, projeção e retração de ondas de elliott etc.
Se você deseja entender a expansão e a retração de Fibonacci, a seguir eu te explico para que servem e como utilizar estas ferramentas para ter mais sucesso nas suas operações na bolsa.
O que é a sequência de Fibonacci?
A sequência de Fibonacci é uma sucessão de números descritos no final do século XII por Leonardo Fibonacci, um italiano que descobriu o seguinte:
A sequência é infinita e começa com 0 e 1. Depois, os próximos números são sempre a soma dos anteriores. Sendo assim, a sequência de Fibonacci é 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim por diante.

Por que utilizar a expansão e retração de Fibonacci?
Os pontos de retração e expansão de Fibonacci são amplamente utilizados pelos traders para indicar reversões na tendência, resistências ou suportes. Se combinada com outras ferramentas de análise técnica, como candlesticks e indicadores, as expansões e retrações ajudam na tomada de decisão na hora de comprar ou vender ativos.
Retração de Fibonacci:
A retração de Fibonacci é um indicador de análise técnica muito popular de nome, porém muitos investidores ainda desconhecem seu uso. Vou explicar tudo o que você deve saber para poder utilizar Fibonacci em suas análises.
Diferente de outros indicadores de análise técnica, que possuem parâmetros e cálculos dinâmicos ao longo do tempo, a retração de Fibonacci é mais uma ferramenta de desenho e seu principal objetivo é ajudar a encontrar patamares de Resistência ou de Suportes, ou seja valores onde o preço tende a mudar de tendência.
Retrações Leves (23,6%)
As retrações leves são muito comuns, porém por serem rápidas e de curta duração requerem muita atenção e rapidez para serem aproveitadas.
Retrações Moderadas (38,2%)
As retrações moderadas ocorrem quando a correção chega próxima aos 38% e então perde força. Tendem ocorrer quando o ativo não está muito volátil.
Retrações ideal, ou de Ouro (50%)/(61,8%)
São as retrações mais fortes, menos frequentes e mais fácil de ser aproveitadas pelos traders. A correção chega próximo aos 61,8%, o valor que dá origem ao número da regra de ouro da matemática.


Ao contrário da retração, a expansão de Fibonacci teoricamente pode mostrar até onde o mercado tende a chegar a favor da tendência.