Poucos sabem que a volatilidade também está presente quando o mercado está em movimento de altas consecutivas, o que deixaria todo mundo feliz (sensação contrária do medo). Mas Roberto, como assim? A volatilidade no mercado acionário nada mais é do que desvio padrão dos retornos diários das ações. Falei grego ? Vou dar um exemplo prático.
Vamos supor que em situações de mercado mais calmo, normalmente o Ibovespa subisse +0,04% diariamente, na média. Você poderia também pegar como referência a variação média diária num intervalo de tempo (de preferência superior à 10 anos), como se fosse o retorno médio diário do Ibovespa.
Quando se diz que o mercado está volátil, significa que os retornos diários do Ibovespa estão muito acima ou muito abaixo do que normalmente é. Estatisticamente falando dá-se o nome de desvio padrão, o quão distante os retornos diários estão em relação à média.
Quando estamos num mercado baixista, provavelmente teremos uma grande volatilidade com retornos negativos (pense nos dias próximos ao Joesley Day). E quando no mercado altista, uma grande volatilidade com retornos positivos (lembre da imensa euforia que ocorreu no período da última eleição brasileira).
Sendo assim, no nosso exemplo de média histórica de +0,04% ao dia, quando passamos por um pequeno período de euforia em que o retorno diário passa a ser de +0,4% ao dia, significa que os retornos estão 10 vezes mais intensos do que o “normal”.
Volatilidade na minha opinião será bom em qualquer situação, você só precisa continuar monitorando suas empresas pra saber se os fundamentos se mantém de pé ou não, bem como monitorar a macroeconomia dos países que você investe.
Se estamos numa volatilidade com quedas bruscas diariamente, é oportunidade para comprar mais ações das suas empresas favoritas por um valor ainda mais atrativo. Se a volatilidade está te proporcionando ganhos expressivos demais, mas os lucros não estão acompanhando a valorização na mesma proporção, pode ser sinal de alerta de euforia exagerada.
Mas o que significa mesma proporção de valorização da ação e de crescimento dos lucros? Significa que se uma ação valoriza 50% todo ano, mas aumenta seus lucros apenas 10% ao ano, haverá um descasamento tão grande entre preço e valor, que o valor de mercado da empresa pode atingir patamares de uma bolha.