fbpx

O que é vantagem competitiva

Roberto Coutinho

Uma vantagem competitiva é o que torna os bens ou serviços de uma empresa superior a todos os outros concorrentes“.

Q

Fra

Como criar uma vantagem competitiva:

Para criar uma vantagem competitiva, você tem que ser claro sobre esses três determinantes.

Benefícios

Qual é o real benefício que seu produto proporciona? Deve ser algo que seus clientes realmente precisam. Você deve conhecer as características do seu produto, suas vantagens e como eles beneficiam seus clientes. Você deve ficar por dentro das novas tendências que afetam seu produto. Isso inclui novas tecnologias. Por exemplo, os jornais demoraram a responder à disponibilidade de notícias gratuitas na internet. Eles achavam que as pessoas estavam dispostas a pagar por notícias entregues em um pedaço de papel uma vez por dia.

Mercado-alvo

Mercado alvo. Quem são seus clientes? Quais são as necessidades deles? Você tem que saber exatamente quem compra de você e como você pode fazer sua vida melhor. É assim que você cria demanda, o motor de todo o crescimento econômico. O mercado-alvo dos jornais encolheu para as pessoas mais velhas que não se sentiam confortáveis em receber suas notícias online.

Competição

Você identificou seus verdadeiros concorrentes? Eles não são apenas empresas ou produtos similares. Eles também incluem qualquer outra coisa que seu cliente poderia fazer para atender à necessidade que você pode cumprir. Os jornais achavam que a concorrência era de outros jornais até perceberem que era a internet. Eles não sabiam como competir com um provedor de notícias que era instantâneo e gratuito.

Como as companhias atingem vantagem competitiva de acordo com Michael Porter:

Em 1985, o professor da Harvard Business School Michael Porter escreveu “Competitive Advantage.” É o livro didático definitivo da escola de negócios sobre o tema. Ele escreveu para ajudar as empresas a criar uma vantagem competitiva sustentável. Só porque uma empresa é líder de mercado agora, não significa que será para sempre.

Uma empresa deve criar metas, estratégias e operações claras para construir uma vantagem competitiva sustentável. A cultura corporativa e os valores dos colaboradores devem estar alinhados com esses objetivos. É difícil fazer tudo isso bem. É especialmente difícil fazê-los ano após ano.

Liderança de Custos

Liderança de custos significa que as empresas fornecem bens ou serviços a um custo mais baixo do que seus concorrentes e ao mesmo tempo procuram manter a qualidade do bem ou serviço no mesmo nível de seus pares. As empresas fazem isso melhorando continuamente a eficiência operacional. À medida que esses negócios crescem, eles podem se beneficiar de economias de escala e comprar em grande quantidade com poder de barganha. Walmart e Costco são bons exemplos de liderança de custos.

Diferenciação

Diferenciação significa que as empresas oferecem benefícios melhores do que qualquer outra. Uma empresa pode alcançar a diferenciação fornecendo um produto único ou de alta qualidade. Outro método é entregá-lo mais rápido e com qualidade. Uma empresa com uma estratégia de diferenciação pode cobrar um valor por um serviço premium, por exemplo, tal como a Amazon faz. Isso pode ajudá-la a ter uma margem de lucro maior.

Foco

Foco significa que uma empresa atende seu mercado-alvo melhor do que ninguém. Ou usam liderança de custo ou diferenciação para fazer isso. A chave para uma estratégia de foco bem-sucedida é escolher um mercado-alvo muito específico, muitas vezes é um nicho minúsculo que empresas maiores não servem.

Muitas vezes vemos um produto que atende a uma necessidade local, conforme características culturais ou de preferência. Quantos vezes você já viu a Coca-Cola ou Pepsi comprando marcas locais para agregar ao seu portfólio de produtos? A empresa que criou a bebida provavelmente entende muito mais da preferência local do que uma multinacional, no entanto, esse mesmo produto dificilmente faria sucesso em todas as regiões do país ou mesmo em outros países. Portanto, a companhia usou a estratégia de foco para atender a uma demanda local, já sabendo que aquele produto não seria desenvolvido para ser produzido em larga escala e competir com a Coca-Cola ou Pepsi. É um mercado que essas gigantes não haviam conseguido preencher.

 
 
Roberto Coutinho Machado
25/05/2020
 
Compartilhar