Vamos ver os tipos de monopólio existentes.
Monopólio natural: Um monopólio natural ocorre quando um tipo de indústria se torna economicamente inviável que várias empresas participem do negócio. Por exemplo, se você tem várias empresas tentando oferecer serviços de saneamento, isso exigiria multiplicar as linhas de esgoto que chegam às casas, o que é economicamente (e provavelmente espacialmente) impossível. Isso faz da indústria de águas residuais um monopólio natural. A Sanepar, a Copasa e Sabesp são exemplos de monopólios naturais.
Monopólios geográficos: ocorrem quando há apenas uma empresa oferecendo um determinado produto ou serviço em uma área. Por exemplo, em uma cidade pequena pode haver apenas um supermercado, que tem o monopólio sobre os produtos que comercializa. Devido ao pequeno tamanho da cidade, pode não ser economicamente viável para outra empresa entrar.
Monopólios tecnológicos: ocorrem quando o bem ou serviço que a empresa oferece possui proteção legal na forma de patentes ou direitos autorais. Por exemplo, se uma empresa desenvolve e patenteia um medicamento para curar o câncer no cérebro, ela possui o monopólio legal desse medicamento.
Monopólio governamental: quando um governo aprova leis que reservam uma atividade comercial, produto ou serviço somente para empresas governamentais. No passado somente a Petrobras podia explorar os campos de petróleo no Brasil, o que configurava monopólio.