fbpx

O que é um gestor de fundo macro

Roberto Coutinho

Um gestor macro é geralmente uma denominação para gestores que administram um fundo de hedge macro global“.

Q

Os macrogestores globais precisam ter uma ampla base de conhecimento para entender as influências gerais no desempenho dos investimentos no mercado global. Tais influências incluem eventos políticos, políticas governamentais e a forma como os bancos centrais de diferentes países funcionam. George Soros, Julian Robertson e Michael Steinhardt são conhecidos gerentes globais de macro. No Brasil o mais emblemático nome de gestor macro é o Luis Stuhlberger da Verde Asset.

Os fundos de viés macro aplicam a estratégia top-down, significando que eles ter um olhar de cima para baixo na hora de decidir onde alocar os recursos do fundo. Por exemplo: eles procuram analisar qual economia no mundo está em fim de ciclo econômico e qual está em retomada de crescimento; quais serão os prováveis movimentos na taxa de juros, câmbio; que impactos causarão a política monetária e fiscal de um determinado país.

Além de tudo isso os gestores macro também costumam adotar estratégias nas quais é possível ganhar tanto na alta dos ativos quanto na queda, principalmente através dos derivativos ou alocando o capital em ativos de correlação negativa. Isso significa que enquanto alguns ativos sobem, outros caem e vice versa.

Vejo muita gente admirando o trabalho do Ray Dalio (gestor de fundo de hedge na Bridgewater Associates), do Nassim Taleb (analista de risco e autor do best-seller Antifrágil) e outros gestores macro. Eu também admiro, acho sensacional o que eles conseguem fazer. Porém, uma coisa é você admirar, outra coisa é você fazer aquilo com maestria como eles fazem.

Para que você tenha um bom rendimento com uma carteira com várias classes de ativos, incluindo o ouro por exemplo, você precisa ser muito bom em análise macro e timing, justamente para ficar pouco posicionado ou muito posicionado numa classe de ativo específica, conforme o cenário. Se você quer seguir esse caminho, vai fundo, com muito estudo e dedicação você pode se tornar muito bom nisso também.

Agora não me inventa de fazer isso se você é um investidor que se sustenta de outra profissão que não seja o mercado financeiro. Eu te garanto que você vai ser muito mais bem sucedido usando estratégias mais simples como o value investing, tal como Warren Buffett e Peter Lynch fazem.

Defina o percentual que você quer aplicar em ações e o restante você coloca no tesouro direto. Simplifique sua vida e daqui 30 anos você compara os resultados e me conta se foi melhor querer dar uma de Ray Dalio ou se foi melhor ser Peter Lynch.  

Roberto Coutinho Machado
28/04/2020
 
Compartilhar