CFROI é uma marca registrada da HOLT, uma unidade do Credit Suisse, o banco suíço. A HOLT Value Associates, formada em 1991, criou essa métrica de avaliação, cujos fundadores acreditavam fornecer melhores informações sobre o retorno econômico de uma empresa inteira.
A HOLT expandiu o conceito de uma taxa interna de retorno (TIR) de um único projeto versus a taxa mínima de atratividade, aplicando um cálculo semelhante para toda a empresa, segundo o qual todos os projetos são executados ao longo do exercício de avaliação e calculado a média, que é o próprio CFROI. A metodologia remove o que se acredita serem distorções na demonstração de resultados e no balanço da empresa, e faz ajustes pela inflação, para criar uma base de comparação limpa para a análise histórica da criação ou destruição de valor de uma empresa ao longo do tempo. Com isso, é possível através do CFROI, se a companhia empregou seus recursos de maneira lucrativa.
O CFROI também pode ser útil para comparar o desempenho da empresa com seus pares, que podem ter diferentes escolhas de financiamento. O foco nas capacidades de geração de caixa, onde está a verdadeira base de valor da empresa, possibilita comparações universais com os pares, estejam esses domiciliados no mesmo país (ou seja, nos mesmos padrões contábeis) ou no exterior. Outro ponto interessante do CFROI para os investidores é a oportunidade de comparar o preço das ações da empresa com o CFROI. Se o CFROI estiver em alta, por exemplo, e esse desempenho não estiver totalmente refletido no preço das ações, os investidores poderão aproveitar esse possível descompasso na avaliação.
Segue abaixo a fórmula para aplicar o CFROI:
CFROI = (fluxo de caixa operacional)/(ativo – passivo circulante)