fbpx

O que é o custo médio ponderado de capital (WACC)

Roberto Coutinho

“Suas análises fundamentalistas começam a fazer muito mais sentido quando você entende o que é o custo médio ponderado de capital. Infelizmente, ter negócios num país como o Brasil, onde os recursos financeiros são caros e o mercado de capitais é fraco, é como remar contra a correnteza. Poderíamos ter um potencial muito maior de geração de riqueza aos investidores”.

Q

Primero de tudo é importante você entender o que é o custo médio ponderado de capital (WACC). O WACC – Weighted Average Cost of Capital – representa, em termos percentuais, o custo de captação dos recursos financeiros para a empresa, recursos esses que serão usados para financiar e operacionalizar o negócio.

Tais recursos podem vir de diversas fontes, mas dividimos em duas principais partes: recurso próprio (dos acionistas) e recurso de terceiros (credores). Seja investidor ou seja credor, ambos irão requerer um retorno mínimo para correr o risco de estar injetando dinheiro no negócio. Porém, a visão de risco dos credores é diferente dos acionistas. Os credores correm menos riscos o que os acionistas pois eles têm preferência no recebimento de dinheiro em caso de falência e venda de ativos para cumprir compromissos da dívida. Os acionistas ficariam somente com a parte residual, se ainda existir.

Existe um modelo matemático chamado de Capital Asset Pricing Model (CAPM) que permite o cálculo desse retorno requerido pelos acionistas (custo de capital próprio). Vale a pena se aprofundar nesse estudo para entender quais fatores leva-se em consideração no cálculo, tal como o prêmio de risco de mercado, prêmio de risco-país e taxa livre de risco.

Já o cálculo do custo de capital de terceiros é um pouco mais simples. Por exemplo: uma empresa A possui 2 bilhões de reais de dívida, sendo que 1,5 bilhão foi contratado à juros de 6% ao ano e 0,5 bilhão à 8% ao ano. Sendo assim, o custo de capital de terceiros seria de 6,5% ao ano.

Cálculo: (1,5*6% + 0,5*8%)/2 = 6,5%

Se no modelo CAPM você chegou ao resultado de que o custo de capital próprio é de 12% ao ano, então já estaríamos aptos a calcular o WACC. Veja abaixo a fórmula do WACC:

Se supormos que a empresa A tenha valor de mercado de 3 bilhões, o WACC seria:

WACC = 12%*[3/(2+3)] + 6,5%*[2/(2+3)] = 7,2% + 2,6% = 9,8%

Lembre-se que no “E” da fórmula deve-se colocar o valor de mercado da empresa e não o valor contábil do patrimônio líquido.

A grande diferença entre empresas de países desenvolvidos e de mercados emergentes é que o WACC é muito menor no primeiro caso. Existem várias explicações para isso, como por exemplo a taxa básica de juros dos países desenvolvidos que é bem menor e o mercado de capitais que é mais robusto. Isso facilita bastante a vida das empresas de ter fácil acesso a recursos financeiros e em abundância. E obviamente, tudo o que é oferecido em abundância é mais barato.

Roberto Coutinho Machado
Compartilhar