fbpx

O que é investir numa ação em promoção

Roberto Coutinho

“Se você entende o valor de uma ação, você sabe se está diante de uma promoção”.

Q

Vamos supor que uma ação custe 20 reais e que ela esteja sendo negociada com desconto de acordo com sua análise baseada em capacidade de fluxo de caixa, rentabilidade, crescimento, perspectivas futuras etc. Você simplesmente vai lá e compra. Você não vai ficar tentando adivinhar até onde uma ação pode cair para tentar comprar ainda mais barato. Essa não é uma mentalidade vencedora. Você vai continuar a comprar até chegar num preço que sua margem de segurança já não seja mais interessante.

Essa visão de margem de segurança vai variar de investidor para investidor. Uns podem achar que a ação vale mais, outros menos. Não importa, seja fiel às análises, de preferência sendo sempre conservador nas premissas. É melhor pecar pelo conservadorismo do que se arrebentar pelo excesso de otimismo.

Sendo assim, se você começou a comprar uma ação por 20 e caiu 5%, indo para 19, você simplesmente compra mais (na ausência de outra oportunidade melhor e também respeitando os limites de alocação numa mesma ação). Nesse caso não importa o percentual de queda, o que importa é que se uma coisa já estava boa, ficou melhor ainda. Deixem que te critiquem. Nem todo investidor começou naquela ação da mesma forma que você. 

As vezes um outro investidor começou a comprar à 10 reais, a anos atrás, e pra ele não seria promoção. Não há problema nenhum nisso. Hoje a empresa pode ter receita e lucro muito maior do que naquela época de 10 reais e ainda tem boas perspectivas futuras. Então o maior Valuation hoje faz todo sentido. Lembre sempre de verificar se a valorização da ação ao longo do tempo caminha próxima ao aumento da receita e do lucro.

Agora se você não entende o valor de uma ação, não tem a mínima noção de análise fundamentalista e Valuation, aí a coisa complica. Toda variação vai confundir sua mente, seja pra cima ou seja pra baixo. Se subir muito, vai querer vender para realizar lucro e/ou também vai ficar com medo do preço corrigir por ter subido demais. 

Se cair muito ou se cair pouco você vai querer comprar porque não tem noção do que está fazendo. Vira promoção simplesmente porque ficou mais barato do que você tinha pagado, não há fundamento na análise. Esse passa a ser o critério. Alguns preferem justificar como redução do preço médio.

Nos casos em que o investidor não sabe o valor de nada (só sabe preço), se uma ação está 20 reais e já era negociada à um preço alto, não é porque caiu para 14 (30% de queda) que necessariamente está em promoção. Existem ações que nem se cair 50% poderiam ser consideradas no valor justo, tamanha a especulação que se tornou algumas ações no mercado brasileiro. Promoção não tem nada a ver com percentual de queda, mas sim a ver com estar sendo negociada abaixo do valor justo.

Roberto Coutinho Machado
Compartilhar