De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Os princípios básicos da GC são: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.
Vejo que muitas pessoas estão conectando o conceito de governança corporativa somente com o nível de listagem na bolsa (N1, N2, Novo Mercado), mas não é bem assim. Para que uma empresa seja listada na bolsa num determinado nível de governança, ela precisa atender à uma série de requisitos. Porém, apresentar free float mínimo, tag along, listar apenas ações ON, ter um conselho administrativo independente etc, estão bem longe de garantir uma governança corporativa de alto nível na prática. A trágica governança da IRB Brasil está aí para exemplificar.
Se você quiser realmente entender o que é uma governança de alto nível na prática, visite o site do IBGC (link disponível abaixo), lá tem muito material bom e gratuito.
https://www.ibgc.org.br/
Se você quer entender melhor os requisitos da B3 para os diferentes níveis de governança da bolsa de valores, clique aqui.