Vamos supor o seguinte cenário: você comprou 1000 ações de uma empresa à 5 reais, a 5 anos atrás. Vamos supor ainda que naquela época a empresa pagava um dividendo de 20 centavos por ação. Ou seja, o dividend yield (retorno sobre dividendos) era de 4% (0,2/5). Sabemos também que hoje a ação estaria valendo 15 reais.
Se a longo prazo o preço da ação move-se juntamente com o crescimento dos lucros, suponha também que os dividendos cresceram na mesma proporção da valorização das ações (que foi de 200%). Ou seja, a empresa já estaria pagando hoje, 60 centavos por ação. Perceba que o dividend yield não mudou, continua 4% (0,6/15).
Porém, existiu um ser na face da Terra que criou o conceito mais sem sentido que já vi na vida: o dividend on cost. E o pior de tudo é que muita gente, inclusive pessoas que são “referência” hoje no mercado financeiro, replica esse conceito como se fosse a oitava maravilha do mundo. Mas eu vou explicar de forma muito simples porque isso deveria ser deletado da sua vida de investidor.
Segundo essa teoria, hoje o dividend on cost seria de 12% (0,6/5) para o nosso caso exemplificado. Você pega o dividendo atual e divide pelo preço que você pagou na ação há 5 anos. Nossa, que brilhante ideia! Como não pensei nisso antes. Agora nunca mais vou vender minha ação, pois ela me dará um dividend on cost quase infinito daqui a uns 30 anos, caso os lucros e dividendos continuem aumentando.
Mas espera aí, tem algo estranho nessa história! Se minha base de cálculo sempre tem como referência o meu investimento inicial, então quer dizer que se hoje eu vender minha ação e investir numa outra que pague 10% de dividend yield, eu teria então um dividend on cost de 30%, e não somente 12% que estou ganhando com minha atual ação. Veja bem, eu não fiz nenhum aporte adicional, eu simplesmente transferi o dinheiro que estava investido numa ação há 5 anos e coloquei em outra. Entendeu agora o porquê disso não fazer sentido algum.
É claro que eu sei que nesse processo de venda das ações você pode ter de pagar impostos sobre ganho de capital (quando a venda é acima de 20k num único mês), mas pode ser que você ainda nem tenha um patrimônio tão relevante, ou talvez pudesse simplesmente vender ações até o limite máximo de 20k mensal. O que não dá é continuar com dinheiro investido numa empresa que já nem faça mais sentido para você. Essa mensagem é especialmente para você que pode estar segurando uma ação nesse momento só por causa do dividend on cost.
Roberto Coutinho Machado