Quando você vê nos noticiários que a Selic foi definida em 3,75%, por exemplo, significa que essa é a meta da taxa anual estipulada pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O Copom se reúne a cada 45 dias para debater sobre temas importantes da política monetária do Brasil, bem como definir a taxa Selic. A definição da taxa Selic funcionará como instrumento de controle da inflação e também dos juros a ser pago aos credores do país, através dos títulos públicos que o governo brasileiro emite. Por sua vez, esse dinheiro captado pelo governo poderá ser destinado a áreas importantes como educação, saúde e infraestrutura.
Apesar de parecer uma taxa fixa, o cálculo da taxa Selic é a média ponderada de todas as operações diárias entre instituições financeiras e lastradas em títulos públicos. Ao final do dia a taxa Selic é conhecida como Selic Overnight, ou simplesmente Selic Over.
Além de ser referência na remuneração de diversos produtos de investimento bancário, tais como LCA, LCI, CDB etc, a taxa Selic também é referência para remuneração de um dos títulos do tesouro direto. Esse título é conhecido como tesouro Selic. Se quiser conhecer um pouco mais sobre os títulos disponíveis para investimento no tesouro direto, acesso o link abaixo:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos