MACD (Convergência/Divergência da Média Móvel)

Jhonatas Souza

“O MACD é uma das ferramentas  mais utilizada na analise técnica. O indicador é usado para conferir a força e a direção de uma tendência, bem como definir pontos de reversão. O MACD (Moving Average Convergence Divergence, ou Convergência e Divergência da Média Móvel) mostra a relação das duas Médias Móveis do preço“.

Funcionamento do indicador:

A principal ideia por trás do MACD é que ele subtrai a média móvel de longo prazo da média móvel de curto prazo, o que faz do indicador de acompanhamento de tendência um indicador de fôlego (momentum), combinando as características de ambos.

O MACD não tem fronteiras, mas apresenta uma média zero em torno da qual ele tende a oscilar à medida que as médias móveis convergem, se cruzam e divergem.

A convergência acontece quando as médias móveis se deslocam uma em direção à outra. A divergência, por sua vez, se dá quando as médias móveis se afastam uma da outra. O histograma do MACD fica acima de 0 quando a MA de 12 períodos está acima da MA de 26 períodos, e abaixo de 0 quando a MA mais curta está abaixo da MA mais longa. Logo, valores positivos do histograma indicam tendência bullish e valores negativos indicam tendência de queda.

MACD1.png

Como usar?
O mercado está “teoricamente” comprador quando o MACD se encontra acima de 0, e vendedor quando o indicador está abaixo de 0.
O MACD fornece aos traders vários tipos de sinais: cruzamentos de linha de sinal, níveis de sobrecompra/sobrevenda, cruzamentos de linha central, bem como divergências.
 
1) Cruzamento da linha de sinal:
Um cruzamento  “teoricamente comprador”  se dá quando o MACD começa a subir e então vai acima da linha de sinal. Um cruzamento “teoricamente vendedor” acontece quando o MACD começa a cair e cruza a linha de sinal para o lado de baixo. O MACD funciona da melhor forma em tendências quando o alcance do preço é relativamente estreito.
 

Na imagem abaixo, você pode ver que em uma tendência de queda é “teoricamente aconselhável” negociar somente cruzamentos MACD negativos com a linha de sinal.

MACD3.png

2) Niveis de sobrecompra e sobrevenda:

Também é possível usar o MACD como oscilador. Sabe-se que o mercado sempre retorna à média e a MA rápida sempre retorna à lenta. Quanto maior a divergência entre as Médias Móveis (maior ou menor é o histograma MACD).

Logo, é possível negociar máximas/mínimas extremas do MACD como sinal de que o mercado está sobrecomprado/sobrevendido. Como o indicador não tem limites superiores ou inferiores, você deve julgar os extremos por comparação visual dos níveis MACD. Note que este tipo de sinal exige confirmação pela ação do preço ou outros indicadores técnicos.

MACD4.png

3) Cruzamento da linha zero:

Um cruzamento de linha zero comprador ,ocorre quando o MACD se desloca acima de 0 para o lado positivo, podendo ser usado como confirmação de uma tendência de alta.  Um cruzamento de linha zero vendedor acontece quando o MACD vai abaixo de 0 para o lado negativo, o que pode ser usado para confirmar uma tendência de queda.

O MACD dá sinais semelhantes a um sistema de duas médias móveis

Uma das estratégias é comprar quando o MACD se deslocar para acima da linha zero (mantendo a posição até o indicador voltar para abaixo de 0) e vender quando o MACD cruzar abaixo da linha zero (fechando a negociação quando o indicador voltar para acima de 0). Porém, esta abordagem só é lucrativa quando surgem fortes tendências — em mercados laterais voláteis, isso pode levar a negociações com prejuízo.

MACD6.png

4) Divergências:

Preste atenção também à divergência/convergência entre o indicador e o preço. Convergências de alta se formam quando o preço define mínimas menores, enquanto as mínimas do histograma MACD ficam maiores (sinal de compra). Divergências de baixase formam quando o preço renova as máximas e as máximas do MACD ficam menores (sinal de venda).

MACD5.png

Vantagens e desvantagens do MACD:

Uma das maiores vantagens do MACD é que ele é ao mesmo tempo um indicador de tendência e de fôlego. No entanto, como todos os outros indicadores técnicos, o MACD não é perfeito. Sua principal falha é que ele dá os sinais depois da ação do preço.

O MACD é um indicador técnico muito útil que produz uma variedade de sinais e pode representar uma base sólida para um operacional.

Ressalto que, tudo demanda de muito tempo de estudo, foco e dedicação para uma boa análise.

 
Jhonatas Souza
02/07/2020

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.