Hoje estava conversando com o pessoal do meu grupo de investimentos no Telegram e li algumas pessoas comentando sobre fazer day trade ou swing trade com as ações que estão fazendo IPO e aproveitar a euforia da bolsa e fazer lucro rápido. Hoje as ações da Mitre estrearam com um belo salto de quase 8%.
Não estou aqui nem lá para julgar a decisão de ninguém, mas sim para alertar que quebramos a cara com frequência quando tomamos decisões baseadas no senso comum. E o senso comum hoje é de que o mercado continuará a subir ainda por muito tempo.
Se ganhar dinheiro na bolsa fosse tão simples quanto seguir o senso comum, não haveriam tantos filhos do bull market que saem dilacerados com os reveses surpresa que acontecem em todos os ciclos. A decepção e o desespero foram tão grandes que muitos deles nunca mais voltaram ao mercado acionário.
Uma coisa que eu vivo martelando na cabeça de vocês, mas poucos dão ouvidos: qualquer estratégia no mercado altista funciona. A carteira do monkey stocks superou a minha em 2019 (e tenho certeza que superou o rendimento de 90% dos investidores), apenas usando a “estratégia” de sortear ações semanalmente.
Entrar num day trade ou num swing trade com uma ação qualquer para aproveitar a euforia do IPO não me parece uma atitude vencedora no longo prazo. Pelo menos nunca vi nenhum grande investidor aconselhando qualquer coisa parecida com isso. O problema na verdade não é ser day trader ou swing trader, eu não tenho nada contra isso, só não faz parte da minha estratégia pessoal.
As poucas pessoas que se dão bem nesse ramo jamais se guiam por senso comum, muito pelo contrário, eles tem um controle emocional absurdo e são fiéis às estratégias que definiram e que aperfeiçoaram ao longo de anos de prática e estudos sobre análise técnica. Se guiar pelo indicador “euforia” não tem embasamento técnico nenhum.
Acredito que o controle emocional é um dos maiores responsáveis pelo sucesso dos grandes investidores, seja qual for seu estilo. A estatística de poucos traders vendedores não são somente para eles, a estatística seria igualmente desastrosa para os que se dizem holders. Como diz o ditado: “todo mundo é investidor de longo prazo, mas só até o mercado começar a derreter”.
Uma vez que você entra numa operação com prazo para sair e sem ter a experiência para tal, pode ser um caminho sem volta. Um IPO a essa altura do campeonato já trás o valor de mercado das empresas lá nas alturas, qualquer processo de queda que comece no Ibovespa a partir de agora (e pode acontecer amanhã) trará esses preços para patamares mais realistas. Nessa o seu tão sonhado swing trade pra sair com lucro em poucos dias, se torna um pesadelo.