Estocástico: o que é e como funciona esse indicador

Jhonatas Souza

“Criado por Geroge Lane é um indicador classificado como oscilador,similar ao Índice de Força Relativa (IFR), geralmente utilizado para operar em mercados sem tendência, ou seja, lateralizados“.

 

 Ele mede a capacidade da força compradora de fechar próximo ao valor máximo dentro de um determinado período de tempo, assim como a capacidade da força vendedora de fechar próximo das mínimas em um determinado período de tempo. Ele trabalha dentro de uma escala de 0 a 100 e deve ser utilizado em mercados lateralizados. Possui duas linhas, bastante semelhante as médias móveis. Seu funcionamento é simples: quando o ativo está trabalhando próximo a uma resistência de preços e o estocástico está acima de 80 e suas linhas estão cruzadas para baixo, pode ser uma oportunidade de venda. Quando o ativo está trabalhando próximo a um suporte de preços e o estocástico está abaixo de 20 com suas linhas cruzando para cima, pode ser uma oportunidade de compra. Indicador muito interessante para oportunidades de Day trade em mercados sem tendência, dando auxílio para operações baseadas em suporte e resistência.

Veja o Gráfico:

Pode-se verificar no gráfico acima que imediatamente após o cruzamento das linhas do estocástico,sejam para cima ou para baixo,o mercado se confirma.

Entenda melhor o funcionamento do Indicador:

Basicamente, quanto mais próximo o indicador estiver do zero, maior é a probabilidade de sobrevenda, enquanto um ponto mais próximo de 100, indica a sobrecompra. Logo, você precisa estar atento aos indicadores básicos de oportunidades:

  • Cruzamento entre as linhas K e D: se a K cruzar acima da D, é uma oportunidade de compra (tendência de alta), e se ocorrer o inverso (tendência de baixa), é uma oportunidade de venda.
  • Linha K em relação ao 50: quando a linha K cruza acima de 50, é um bom sinal para compra, enquanto o cruzamento para baixo de 50 sugere uma venda.
  • Acima de 80 ou abaixo de 20: qualquer uma das linhas acima de 80 indica um status sobrecomprado (as ações ficaram caras e devem ser vendidas), enquanto as linhas abaixo de 20 sinalizam o sobrevendido (estão baratas e devem ser compradas).
 
Jhonatas Souza
07/07/2020
 

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.