Visualmente os envelopes de médias móveis é muito semelhante as Bandas de Bollinger .
Porém tecnicamente sua utilização na análise e seu calculo são completamente diferentes.
A Bandas de Bollinger é um indicador de volatilidade dos preços. É construído utilizando desvios padrões, portanto acomoda a ideia da distribuição dos dados.
Enquanto os envelopes de médias móveis é a plotagem de duas bandas em torno de uma média móvel, construído com taxas específicas de porcentagem. As bandas podem servir como referências de suporte e resistência e como um range de preços em que os negócios estão sendo feitos. Indica, também, níveis de sobrecompra e sobrevenda, gerando sinais de transação nestes pontos.
Configurando o Envelope:
1- Definir a média móvel (simples ou exponencial) a ser usada, e o número de períodos que serão usados para calculá-la.
Normalmente os programas gráficos utilizam por padrão uma média de 21 períodos, mas o análista pode configurar conforme seus critérios. Utilizar um maior número de períodos torna as curvas do envelope mais estáveis, enquanto um menor número de períodos torna as curvas do envelope mais voláteis.
2- Definir a porcentagem, calculada sobre o valor da média móvel, que irá definir a linha superior e linha inferior do envelope. O valor padrão nos programas gráficos geralmente é 10%, mas é interessante configurar conforme for o gráfico utilizado (intraday, diário, semanal, etc).
Valor Limite Superior do Envelope = Valor Média Móvel + 10%
Valor Limite Inferior do Envelope = Valor Média Móvel – 10%Os
os envelopes geram sinais de sobrecompra ou sobrevenda.
Compra: Quando os preços caem abaixo da linha inferior do envelope é hora de comprar o ativo, pois o mesmo está sobrevendido. Sendo interessante aguardar o preço cruzar novamente a linha inferior, de baixo para cima, para ter um sinal de compra mais confiável.
Venda: Quando os preços ultrapassam a linha superior do envelope é de hora vender o ativo, pois o mesmo está sobrecomprado. Sendo interessante aguardar o preço cruzar novamente a linha superior, de cima para baixo, para ter um sinal de venda mais confiável.
Para tomar uma decisão de compra ou venda, é interessante alinhar os sinais do envelope com outros indicadores da análise técnica, já que em tendências muito fortes um papel pode continuar sua trajetória sem correções.
Jhonatas Souza