fbpx

Crise mundial ? Nosso mundo é um mar de problemas constantes.

Roberto Coutinho

“Já reparou como em todas as épocas da história existiu uma bomba atômica prestes a estourar uma crise mundial ? Os profetas do apocalipse são os primeiros a disseminarem vídeos pela internet alertando a todos para proteger seu portfólio de investimentos, aconselhando a comprar ouro, Bitcoin ou seja lá o que for que vá te proteger”.

Não estou dizendo que os alertas não tenham fundamento, de fato a maioria tem. Mas nem sempre a consequência explode amanhã ou daqui uns dias. Na verdade a economia pode continuar a progredir e conviver com aquela bomba prestes a explodir por anos e mais anos. Além disso, no meio do caminho pode aparecer algum presidente disposto a desarmar aquela bomba atômica.

O fato é que, se depender dos profetas, você estará sempre se escondendo debaixo da cama, abraçado à sua mala de dinheiro. Hoje o que mais amedronta a economia mundial é o afrouxamento monetário dos países desenvolvidos e a incerteza em relação à economia chinesa (todo ano existe essa incerteza e a China já cresce tem 30 anos sem estourar a tal bomba atômica). Amanhã aparecerão com outro problema.

Enquanto você espera a explosão, pode passar anos e mais anos fazendo aportes em ativos que mal geram rendimento acima da inflação, ou ativos que você não entende nada a respeito, simplesmente para manter seu patrimônio “protegido”. 

Outra coisa importante que devemos lembrar é que as instituições (individualmente falando), quando são bem geridas e tem um modelo de negócios perene, são capazes de passar por turbulências e depois aproveitar novamente os momentos de prosperidade econômica para aumentar ainda mais os lucros e entregar mais valor aos acionistas.

Empresas como Coca-Cola, Walmart, Johnson & Johnson e tantas outras ao redor do mundo, provaram que, não importa o que aconteça na economia, as pessoas sempre precisarão de seus produtos e serviços no dia a dia. O máximo que acontecerá de impacto é passar por um período de volume de venda menor. 

Como eu já disse em outro texto anterior, o seu investimento de longo prazo deve ser tratado como tal, assim como o curto prazo também. O seu patrimônio que está alocado para reserva de emergência e para cumprir obrigações de financiamento ou qualquer outra coisa que necessite de proteção, vai estar protegido com catástrofe econômica ou não. 

Já o de longo prazo estará em ações e vai sim sofrer vários baques ao longo do caminho, mas no final da história vai te entregar o melhor resultado. 

Roberto Coutinho Machado
Compartilhar