Conceito de absorção e exaustão no fluxo de ordens

Jhonatas Souza

“Entender os conceito de absorção e exaustão no fluxo de ordens é fundamental para fazer uma leitura cada vez mais adequada do mercado.”

O que é absorção?

A absorção é um movimento que pode ser observado da seguinte forma em um fluxo de ordem: uma série de compradores fazem as suas ofertas, agredindo determinado ativo. Entretanto, mesmo com um crescimento dessas agressões, os valores desse ativo param de variar, mantendo-se fortalecidos.

Quer uma boa analogia para ajudar a entender? Pense em um jogo de futebol em que um dos times joga fora de casa, precisando se defender. Do outro lado, os donos da casa atacam a todo custo, fazendo um grande volume de jogo, constantemente.

Mesmo com todo esse esforço no ataque, o placar não muda, graças a defesa bem postada do visitante. O mesmo acontece quando percebemos a absorção no fluxo de ordens. Toda a agressão do mercado é absorvida, sem que haja mais variações no preço daquele ativo.

Como observar uma absorção no fluxo de ordem?

A absorção no tape reading pode ser identificada se você consegue entender como determinado ativo reage às ofertas. Nesse caso, várias ofertas o agridem, fazendo isso com frequência, em um volume bem forte.

Esse movimento tende a continuar cada vez mais, porém, em determinado momento, o preço do ativo para de reagir às agressões do mercado. O alto movimento de ofertas de compra deixa o mercado com um excesso no nível em questão, o que impede qualquer variação de preço, literalmente absorvendo toda essa agressão.

Quando o trader tem experiência em tape reading, é mais provável que ele consiga observar essa tendência no mercado. Entretanto, não é tão simples trabalhar com essa análise, já que ela requer experiência de mercado, algo que os iniciantes, por exemplo, ainda precisam adquirir.

O que fazer diante de uma absorção ?

Os diferentes conceitos de absorção e exaustão no tape reading existem com o intuito de classificar movimentos que sempre puderam ser observados no mercado. Assim, entendendo o que acontece, o trader pode agir a seu favor, obtendo uma entrada ou uma saída de uma posição.

No caso da absorção, o trader pode agir de duas formas básicas. Quando o posicionamento é a favor dessas agressões e o trader percebe a estagnação dos preços, é preciso se proteger e não ficar preso à operação.

Para isso, depois de já ter feito os esforços iniciais, o trader deve zerar a sua posição. Assim, ele lida com essa situação de absorção de forma inteligente para continuar operando no mercado.

Em outra posição, quando ele está absorvendo essa agressão, é preciso entender e identificar até aonde esse ativo vai alcançar, já tendo valorizado o máximo possível. Quando esse momento chegar, é hora de sair da posição com uma boa margem de lucro.

O que é exaustão?

O movimento de exaustão funciona, basicamente, da maneira oposta à absorção. Ela ocorre quando, após um movimento de forte agressão a um ativo, a tendência é a perda de força desse comportamento, estabilizando a variação de preços.

Em uma outra analogia interessante com esportes, pense em uma luta de boxe em que um dos lutadores já está nas cordas, enquanto o outro o golpeia sem parar. Entretanto, todo esse movimento de ataque constante tende a gerar exaustão, fazendo com que o lutador simplesmente diminua o seu ritmo, até parar de bater.

Assim, sem forças, o lutador que estava levando a vantagem simplesmente abre mão de atacar, já que não tem mais condições físicas, deixando a luta monótona e parada, sem perspectiva de mudanças.

Quando ocorre uma exaustão?

Muito se fala em apetite do mercado, e esse é um jargão que se encaixa perfeitamente na situação de uma exaustão.

Por meio de tape reading, o day trader vai perceber que, depois de um movimento intenso de agressão, simplesmente os participantes do mercado reduzem essa postura gradativamente devido aos insucessos, até que os valores do ativo se estabilizaram.

Ao chegar nesse patamar, esses preços param de variar, já que não há mais força e interesse do mercado em continuar agredindo naquele nível. Mais uma vez, esse pode ser um momento em que oportunidades são oferecidas.

O que fazer diante de uma exaustão?

Assim como na absorção, a exaustão também abre espaço para uma operação interessante ao trader, quando ele observa esses movimentos por meio do tape reading. A proposta, nesse caso, é saber como agir no momento em que as agressões cessam no fluxo de ordem.

Quem é o dono desses ativos que não sofre mais agressão deve se proteger de quedas nos preços. Afinal, se pararam as atividades de tentativa de compra, a especulação tende a diminuir e isso pode refletir na valorização do ativo.

Nesse momento, o melhor a ser feito é sair da posição, aproveitando o crescimento que ele obteve até aquele momento, mas reconhecendo que certamente ele não voltará a subir. Dessa forma, o trader se protege de desvalorizações que poderiam representar prejuízos financeiros.

O que é a inversão de fluxo?

A absorção e exaustão no tape reading geram oportunidades de trade concretas, já que o trader observou movimentos específicos e possíveis de ser identificados. A inversão nada mais é do que aproveitar essas condições para sair, entrar ou zerar uma posição.

Em cada uma das situações, seja absorção, seja exaustão, os exemplos de operações que você viu neste conteúdo são as ideias, sendo exatamente elas classificadas como trade de inversão. A origem desse nome é o ato de mudar o movimento que está sendo feito, e assim obter as vantagens.

Se o seu ativo sofre agressão, você resiste e não vende para que ele obtenha mais valor. Sendo assim, você inverte isso tudo e sai da posição, alcançando os lucros que queria. Já na posição contrária, se você agride e percebe que não tem resultados, é preciso zera essa operação para evitar qualquer prejuízo.

A absorção e exaustão no tape reading são movimentos muito comuns e que, se observados da maneira e no tempo certos, podem esconder ótimas oportunidades de negócio. Agora que você já conhece um pouco mais esses comportamentos, é hora de saber operar diante deles.

Ressalto que para uma boa leitura e análise do fluxo de ordens, demanda de muito tempo de estudo, foco e dedicação.

 

 Jhonatas Souza

23/07/2020
 

Related Blog