A receita líquida foi de 652 milhões de dólares, um aumento de 38% em relação ao ano anterior, quando convertido para dólares americanos, mas mais de 70% em moedas locais. Porém, as despesas operacionais cresceram ainda mais rápido, com aumento de 51% em relação ao ano anterior, resultado do aumento dos gastos com marketing para aumentar a conscientização dos consumidores sobre sua plataforma de e-commerce. Isso resultou em um prejuízo líquido de $21 milhões e uma perda por ação de $0,44. Os números superaram as expectativas do mercado.
Muitos latinos ainda não têm uma conta bancária ou cartão de crédito. Para resolver esse problema, o Mercado Livre desenvolveu o Mercado Pago, uma solução de pagamento similar ao PayPal. O off-platform TPV — que inclui transações de outras plataformas online e lojas físicas — cresceu para $4,7 bilhões, um aumento de 84% em relação ao ano anterior, ou 140% em moedas locais. O número de transações subiu para 217 milhões, um aumento de 146%. Hoje o mercado pago já é responsável por 42% do faturamento total da companhia.
Assim como aconteceu nos EUA, os consumidores latino-americanos adotaram as compras online para obter o que precisavam diante da quarentena, com muitos deles realizando transações digitais pela primeira vez. Como o maior provedor de e-commerce da região, o Mercado Livre estava perfeitamente posicionado para se beneficiar dessa tendência.
O número de usuários ativos na plataforma do Mercado Livre cresceu 31% em relação ao ano anterior, para mais de 43 milhões. Isso ajudou a elevar o volume bruto de mercadorias na plataforma para $3,4 bilhões, um aumento de 34% em moedas locais, enquanto o número de itens vendidos cresceu 28%, para 106 milhões.
A administração observou mudanças na demanda à medida que as tendências de compras online mudaram durante o trimestre. Os consumidores se concentraram mais em “itens essenciais”, como produtos relacionados à saúde, produtos embalados ao consumidor e brinquedos e jogos, todos geraram um forte crescimento de volume, com cada categoria gerando crescimento de mais de 100% ano a ano em uma variedade de mercados. Outras categorias, como autopeças e eletrônicos de consumo, tiveram declínios significativos.
Por conta desse crescimento expressivo, o valor de mercado do Mercado Livre atingiu aproximadamente 40 bilhões de dólares, o que equivalente à 230 bilhões de reais na cotação do dólar de hoje ($1 = R$ 5,72). É bom ressaltar que apesar do crescimento expressivo a empresa ainda apresenta muita instabilidade nos resultados, oscilando entre lucros e prejuízos trimestrais.
Veja no gráfico abaixo o tamanho do crescimento nos principais mercados da empresa: Brasil, México e Argentina.

Agora veja nessa tabela retirada do site de relação com investidores, como foi a demonstração de resultado do exercício (DRE) do Mercado Livre, em comparação com o mesmo período do ano passado.