fbpx

Como investir em ações em 2020

Roberto Coutinho

“O que mais vejo hoje é muita gente que não sabe julgar o que seria uma empresa com bons fundamentos. A verdade é que as pessoas estão entrando na renda variável na ânsia de não perder a oportunidade de ver as ações subindo e ficar olhando de fora. Então elas tentam no desespero estudar e investir ao mesmo tempo”.

Q

Se eu pudesse dar um conselho para quem está começando hoje, seria o seguinte:

1) as melhores oportunidades já passaram, não fique ansioso achando que está perdendo o grande prêmio da mega sena. Não está ! As excelentes oportunidades você já perdeu entre 2016 e 2019. 

2) Esse cenário de especulação já levou várias ações para patamares de preços surreais. A melhor forma de não cometer falhas que poderão te levar à perdas maiores e meter os pés pelas mãos é começar por ETFs. Veja o DIVO11 por exemplo, rendeu mais de 40% em 2019 (a maioria dos fundos de investimento não conseguiu isso). SMAL11 rendeu mais de 50%. Dessa forma você pode começar com pouco e já muito bem diversificado.

Obs: rentabilidade passada não reflete  rentabilidade futura, tome cuidado. Eu só coloquei os resultados dos ETFs como referência para vocês perceberam que é possível começar simples, começar bem e com menos volatilidade. 

Roberto Coutinho Machado
Compartilhar