Observe que o setor farmacêutico tem o melhor histórico de rentabilidade, enquanto que o setor de companhias aéreas está na última posição (acho que isso não é novidade para ninguém!)
Esse é o tipo de informação altamente útil para o investidor. Eu vivo pesquisando esse tipo de coisa na internet, sou fascinado por dados e estatística. Acredito que se tomamos decisões com base em informações (e não em achismos), temos mais chances de sucesso.
Primeiro de tudo é preciso enteder que uma boa gestão muitas vezes não é suficiente para garantir que uma empresa seja rentável e gere valor ao acionista no longo prazo. Existem setores que são naturalmente ruins e outros que são naturalmente bons. Peter Lynch disse uma vez: “é preferível investir numa empresa de gestão ruim mas que está num setor bom, do que investir numa empresa de boa gestão num setor ruim”.
Bom, você quer investir em empresas vencedoras, certo ? Daquelas que geram bastante valor a longo prazo. Pois bem, nenhuma métrica de rentabilidade é melhor do que o ROIC, é disparada a mais completa e a que diz mais coisa a respeito de uma empresa do que vários outros indicadores juntos.
Se você quer entender um pouco mais sobre o ROIC e como se calcula esse indicador, eu tenho um podcast publicado no meu canal FortunaCast. É só clicar no link abaixo.
https://anchor.fm/roberto-coutinho/episodes/O-que–Retorno-Sobre-Capital-Investido-ROIC-e9bf11