Se você investiu na Weg ainda num preço justo, carregue tranquilo, mas de olho para que o peso na carteira fique dentro de limites aceitáveis. Se continuar a valorizar dessa forma, certamente o peso dela vai engolir sua carteira de ações.
A discussão sobre estar cara ou não é muito simples de ser equacionada, nem precisamos entrar em muitos detalhes. Antes de começar a escalada de alta fulminante em maio/2019, a Weg já era negociada num preço justo, sendo assim, não há a mínima chance de uma ação valorizar 100% ao ano de forma consistente, sendo que cresce o lucro 15% ao ano (dessa vez o lucro cresceu 20% pelas melhores margens obtidas).
Para se ter ideia, o Peter Lynch, no livro One Up on Wall Street, cita que não deveríamos investir numa empresa com Preço/Lucro/Crescimento (P/L/C) maior do que 2. Se você investir na Weg nesse atual preço, estaria pagando o dobro do limite máximo recomendado pelo mestre dos mestres. Vamos à alguns fatos importantes do balanço:
O aumento da receita foi impulsionado pela valorização do dólar (+8% de alta no câmbio em relação ao ano anterior). Não fosse esse fato, o crescimento do 4T 2019 em relação ao 4T 2018 seria de 15%. Isso é o que a Weg já vinha crescendo em anos anteriores, nenhuma novidade. O que de fato impressionou no resultado foi o aumento das margens operacionais. Houve redução das despesas administrativas por exemplo. As melhores margens ajudaram a impulsionar o lucro líquido em 20%.
A não ser que a Weg venha com crescimento turbinado nos próximos anos (o que não é impossível de acontecer), o risco para o investidor se torna cada vez maior, especialmente para quem resolveu pegar o bonde já andando. A Weg é uma empresa muito versátil, tem 57% da receita vinda do exterior e o restante nacionalmente. O que a deixa numa situação bastante confortável e de geração de caixa mais previsível. Não é nada mal estar bem posicionado numa moeda forte como o dólar.
Existem várias excelentes empresas ao redor mundo assim como a Weg e sendo negociadas à um valor muito mais justo. O que percebo nas pessoas é uma forte ansiedade para aproveitar “oportunidades” disfarçadas de euforia. Se você não investiu na Weg no momento certo, tudo bem, segue sua vida tranquilo. Essa será apenas uma das dezenas ou talvez centenas de oportunidades que perderá ao longo da vida. O que não dá é ser negligente com o risco.