ADX – Índice de direção de movimento

Jhonatas Souza

“ADX é o Average Directional Movement Index – índice de movimento direcional médio, em tradução livre, indicador primeiramente apresentado em 1978 no livro New Concepts in Technical Trading Systems, escrito por Welles Wilder, um famoso trader e desenvolvedor de outros indicadores.”

 

Desde o princípio, o ADX é um indicador de força de tendências de preços de um ativo financeiro. Ele foi desenvolvido a partir da combinação do indicador direcional positivo (+DI) e o indicador direcional negativo (-DI), ambos também elaborados por Wilder. 

Ao se juntar as linhas ADX, +DI e -DI é formado o DMI, o Índice de Movimento Direcional, o indicador que produz sinais em seus movimentos como em cruzamentos.

Apesar do agrupamento ser chamado DMI, muitas vezes é encontrado como ADX em diversos gráficos, já que esta linha não só é o diferencial do indicador, mas raramente é usada isoladamente.

Como é calculado?

Para estimar o ADX, primeiramente é preciso calcular o +DM, -DM e True Range (TR) para cada período. Em geral, se usa 14 períodos por padrão.

+DM = H0 – H-1

-DM = L-1 – L0 

TR = máx(H0 – L0), H0 – C-1, L0 – C-1) 

Onde +DM é o positive directional movement (movimento direcional positivo), H0 é a máxima atual, H-1 é a máxima do período anterior, -DM é o negative directional movement (movimento direcional negativo), L0 é a mínima atual, L-1 é a mínima do período anterior, TR é o True Range (intervalo real), que é o maior intervalo entre a máxima atual e a mínima atual, a máxima atual e o fechamento do período anterior ou a mínima atual e o fechamento anterior.

Em seguida, é preciso pegar as médias móveis de 14 períodos de cada um desses indicadores:

ATR = MMA(TR, 14)

+DI = MMA(+DM, 14) / ATR * 100

-DI = MMA(-DM, 14) / ATR * 100

ATR é o Average True Range (Intervalo Real Médio), +DI é o positive Directional Index, e o -DI é o negative Directional Index.

Por fim, é calculado o DX a partir do +DI e -DI e o ADX é a média móvel de 14 períodos do DX, conforme pode ser visto nas fórmulas abaixo:

DX = (|+DI – -DI|) / (|+DI + -DI|) * 100

ADX = MMA(DX, 14)

Apesar de trabalhoso, não são contas complicadas e já estão pré-programadas na maioria dos home brokers. É possível, inclusive, mudar o número de períodos em boa parte desses softwares. 

  • ADX é um indicador único, um dos poucos que conseguem medir a força de uma tendência. Isso é particularmente útil se você faz trades de momentum.
  • O indicador é constituído por duas linhas de forças compradoras e vendedoras (+DI e -DI) que dão sinais de quando a tendência tende a mudar de direção ou até se o preço vai ficar sem definição.
  • Se o ADX está preferencialmente acima de 25, há sinalização de uma força de tendência. Abaixo de 20, há uma indicação de enfraquecimento.

 

Como usar?

O DMI é extremamente versátil. Uma das partes, o +DI, é um indicador de momentum, ou seja, vai te indicar uma boa hora para entrar numa tendência positiva e qual a força dela. Do mesmo modo, o -DI indica a direção e a força da tendência negativa.

Então, ao olhar para o +DI e -DI, é possível operá-los individualmente de acordo com a ponta que você quiser: só comprado ou só vendido, usando o +DI acima de 20 como sinal de compra ou o -DI acima de 20 também.

Legenda: ADX (rosa) e DI- (laranja)

 

Mas é possível também operar cruzamentos da +DI com a -DI. Assim que uma cruza na outra, é um sinal de que uma tendência está caindo e a outra está chegando.

Além disso, ADX consta no sistema DMI para confirmar a força da tendência. Uma regra prática é olhar se o ADX está acima de 20, de preferência acima de 25.

Legenda: DI+ (azul) cruzando com o DI- (laranja)

 

Outra forma de olhar também é tudo misturado. O ADX acima de 25 pode ser uma condicional, junto com +DI em território positivo e um cruzamento com o -DI. Esse tipo de prática o deixa mais rigoroso, mas diminuem também os falsos positivos.

Entretanto, tenha cuidado: cruzamentos de +DI e -DI são bastante frequentes, o que pode fornecer inúmeros falsos positivos.

 

O trader Jesse Livermore, um ícone entre os maiores investidores de todos os tempos, já dizia que a “tendência é sua amiga”. Contudo, nem sempre é fácil identificar tendências e saber o momento de entrar para surfar até o final. É aí que o ADX é seu maior aliado.

O ADX é um indicador extremamente completo e pode ajudar bastante em suas análises.  Para isto, estude bastante e entenda também suas limitações: como é resultante de médias, o indicador pode ser lento para acompanhar o mercado.

 

 Jhonatas Souza

21/07/2020
 

Related Blog