Talvez muitos saibam o que é lucro por ação, mas poucos sabem o que pode estar escondido por trás desse número. Primeiramente, como se calcula o LPA ? É muito simples, é só pegar o lucro líquido anual da empresa e dividir pelo número de ações em circulação. Todas essas informações estão disponíveis nos relatórios financeiros das empresas, ou se preferir, pode pegar a informação já pronta, direto em algum site voltado para o mercado acionário. Alguns dos sites que gosto:
www.fundamentus.com.br
www.statusinvest.com.br
www.fundamentei.com
Se uma empresa tem bom histórico de crescimento do LPA ao longo do tempo, inclusive em momentos de crise, isso é um grande indício de que ela pode ter alguma vantagem competitiva de longo prazo. Empresas assim dificilmente são negociadas por uma pechincha, a não ser que seja uma crise sistêmica que afete o país como um todo e haja fuga de capital de investidores da bolsa de valores.
No entanto, por mais incrível que pareça, pode acontecer dessas ações se valorizarem mesmo num bear market, visto que tais empresas são consideradas como defensivas pelos investidores. Então eles têm a tendência de correr para negócios que sejam “anti-cíclicos”.
Uma das empresas mais antigas da minha carteira de ações é a Sanepar, empresa de saneamento básico do Paraná. Apesar de muitos investidores não gostarem por ser uma estatal, ela tem essa característica defensiva, LPA crescente ao longo do tempo e com receita e fluxo de caixa bastante previsível. Além disso, a rentabilidade também é excelente. O que interessa é que no fim das contas o preço da ação segue os lucros, sendo estatal ou não.
Em 2016, na última crise, enchi a mão de SAPR4 à 2,90. Foi um presente caindo na minha frente poder investir mais dinheiro numa ação que estava com Preço/Lucro de 2,5. Eu sabia que a história terminaria em alta rentabilidade, era só questão de tempo. Hoje a ação já está por volta de 20 reais, uma valorização de quase 600% em menos de 4 anos.
Teoricamente a Sanepar não é uma empresa de crescimento, sua estrutura física pouco se modifica ao longo do tempo, mas esse negócio tem característica de ter o valor de seu serviço sempre reajustado. Isso permite à ela retornar aos investidores pelo menos um crescimento anual de LPA próximo da inflação. Hoje então com a inflação controlada e o lucro crescendo entre 10% à 15% ao ano, está entregando muito mais resultado aos acionistas.
Abaixo eu listo algumas das formas de um negócio prover um LPA crescente ao longo do tempo:
- Através do crescimento do negócio, consequentemente dos lucros;
- Através da melhoria das margens operacionais. Mesmo que a empresa não consiga crescer em faturamento, ela consegue aumentar os lucros através de eficiência operacional e redução de despesas;
- A empresa pode lançar programas de recompra de ações para mantê-las em tesouraria. Isso reduz o número de ações em circulação, aumentando assim o LPA. A Apple tem feito bastante isso ultimamente pois está com caixa sobrando e está passando por uma fase de menor crescimento. É uma forma dela manter o LPA crescendo a um ritmo ainda interessante.
Espero que a partir de agora você passe a prestar mais atenção nesse indicador que é tão simples e ao mesmo tempo tão importante.
Roberto Coutinho Machado